quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Memorial Reflexivo

Memorial Reflexivo

1. O que aprendeu neste curso?
R: Durante este curso aprendi a utilizar novos mecanismos com as tecnologias para trabalhar junto com os professores em sala de aula, uma vez que as tecnologias me permitiu ampliar o conceito de aula, espaço e tempo, de comunicação audiovisual e, estabelecer pontes novas entre o presencial e o virtual, entre o estar juntos e estar conectada a distância. Ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas, pois o professor é o elemento principal na formação e execução de conteúdos nos ambientes escolares.
2. Que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?
R: Uma das maiores dificuldades no curso foi não estar em sala de aula para a aplicação da prática. As outras dificuldades foram fazer links, postar imagens e vídeos no blog. Todas as atividades foram de grande importância na minha aprendizagem e contribuiu muito para avançar no conhecimento e o me ajudou a superá-la foi a contribuição dos colegas durante o curso.

3. O curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica? Como?
R: O que proporcionou mudança na pratica pedagógica foi a interação entre as pessoas do curso com informações de forma crítica e reflexiva através de comentários no blog e no fórum. Dessa forma, como aprendiz considero está num processo de constante aprendizagem e evolução.

4. Como era a sua relação com as tecnologias antes do curso: Você utilizava recursos tecnológicos em sala de aula? Como acontecia?R: A minha relação com as teconologias antes do curso e uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, talvez não tenha sido muito na época em que atuei, mas considero hoje, bem melhor na orientação ao professor para utilização dos recursos tecnológicos enquanto assessora de currículo. Antes acontecia apenas uso do retroprojetor, poucas vezes o data show , o som, biblioteca, aparelho de som e só depois que se passou a usar o Labin da UE. Hoje se estivesse em sala de aula a minha pratica seria totalmente diferente para a utilização desses recursos. Pois são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino.

5. Outros comentários ou sugestões.
R: Diante das várias contribuições que o curso oferece, cito: articulação entre as diferentes disciplinas e mídias digitais, busca seleção, articulação e produção colaborativa de conhecimento, a interrelação entre a tecnologia, conteúdo , metodologias que levam em conta o interesse e as preferências de aprendizagem. Vale ressaltar que concepções e atitudes frente as inovações tecnológicas estabelecem um novo vinculo com os aprendizes e proporciona situações de aprendizagem significativa.

Porto Nacional/TO, 27 de setembro de 2010.

Evina Gomes Rodrigues Alves

2 comentários:

  1. Olá Elvina!

    Parabéns por mais essa vitória, apreender novos conhecimentos requer mesmo essa dedicação e esforço. O resultado é que faz o esforço ser gratificante.


    Continue utilizando o que aprendeu na sua prática.

    Abraços! Rosita

    ResponderExcluir
  2. Oi Evina
    É bom saber que apesar das dificuldades encontradas no curso voce conseguiu superar e avançar em conhecimentos.
    Parabéns por sua vitória.
    Elisângela

    ResponderExcluir