quinta-feira, 13 de maio de 2010

HIPERTEXTO

O QUE É UM HIPERTEXTO

Conceituar o hipertexto na visão dos vários teóricos, não foi tarefa fácil. Ao navegar por toda uma rede de textos, entende-se que o hiperleitor faz de seus interesses e objetivos o fio organizador das escolhas, ligações e destaca-se a importância que remete um texto que agrega a outros conjuntos de informações.
O termo hipertexto surge nos anos sessenta, baseado no Memex de Bush e elaborou um sistema que armazenava dados e permitia o acesso a qualquer informação através do computador.
O hipertexto constitui-se por um conjunto de nós, que podem ser formados por imagens, gráficos, palavras, páginas, enciclopédias que podem por sua vez, serem hipertextos. Este, não é apenas um gênero textual, nem um simples suporte de gêneros diversos, mas um tipo de escritura que constitui ainda um suporte lingüístico intensamente utilizado para estabelecer interações virtuais com rapidez. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a world wide web.
Para construção do hipertexto, os alunos sob a orientação do professor durante uma aula de português, poderiam pesquisar na rede ou em outras fontes, textos relevantes e complementares ao link o que contribuiriam e passariam a selecionar as informações que forem mais pertinentes, e o professor motivá-los a produzir seus textos e transformar em links, como também, construir tabelas e gráficos, disponibilizar imagens relacionadas ao assunto intercalando com marcas tags. Na sala de aula onde o professor trabalha com hipertexto, compreende-se que os alunos num sistema de colaboração acabam aprendendo mais, e torna-se ativamente participante no processo de aquisição de conhecimentos que lhe faculte construir livremente trajetos de seu interesse, levando em conta a concepção de texto atualmente adotada pela
lingüística textual
, além de amarrar as informações de modo a permitir que os leitores extraiam delas um conhecimento real e conclusões relativamente seguras.

5 comentários:

  1. Evina,
    Seu texto foi nota 10. Vc definiu muito bem hipertexto. Com a leitura foi possível ampliar meus conhecimentos e solidificar minha aprendizagem. Obrigada pela contribuição.
    Abraços!
    Maria Eunete

    ResponderExcluir
  2. Que legal!Você linkou as palavras ligadas a sua área de formação e atuação!Parabéns, menina!
    Bjos!
    Ester de Melo Mendes

    ResponderExcluir
  3. Meu novo blog é http://eunet-asser.blogspot.com

    visite!

    ResponderExcluir
  4. Evina, parabéns pelo seu blog e também pelo relato sobre hipertexto. Você pontuou alguns caminhos que os professores podem utilizar no trabalho com os alunos. Vou seguir este blog.
    Inclua o blog do SPE na lista de seus blogs: http://spedreportonacional.blogspot.com/ e divulgue para sua amiga Ester de Melo. Rsrsrsssss

    ResponderExcluir
  5. Olá, Evina!
    Parabéns, o seu blog esta ficando legal. Sugiro que agenda comigo para realizar algumas adaptações para ficar melhor. Gostei de seus textos que estou comentando no curso. Você pode procurar em biblioteca material do aluno, em Gerencia de Arquivo.
    Abraço
    Rejane

    ResponderExcluir