Conceituar o hipertexto na visão dos vários teóricos, não foi tarefa fácil. Ao navegar por toda uma rede de textos, entende-se que o hiperleitor faz de seus interesses e objetivos o fio organizador das escolhas, ligações e destaca-se a importância que remete um texto que agrega a outros conjuntos de informações.
O termo hipertexto surge nos anos sessenta, baseado no Memex de Bush e elaborou um sistema que armazenava dados e permitia o acesso a qualquer informação através do computador.
O hipertexto constitui-se por um conjunto de nós, que podem ser formados por imagens, gráficos, palavras, páginas, enciclopédias que podem por sua vez, serem hipertextos. Este, não é apenas um gênero textual, nem um simples suporte de gêneros diversos, mas um tipo de escritura que constitui ainda um suporte lingüístico intensamente utilizado para estabelecer interações virtuais com rapidez. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a world wide web.
Para construção do hipertexto, os alunos sob a orientação do professor durante uma aula de português, poderiam pesquisar na rede ou em outras fontes, textos relevantes e complementares ao link o que contribuiriam e passariam a selecionar as informações que forem mais pertinentes, e o professor motivá-los a produzir seus textos e transformar em links, como também, construir tabelas e gráficos, disponibilizar imagens relacionadas ao assunto intercalando com marcas tags. Na sala de aula onde o professor trabalha com hipertexto, compreende-se que os alunos num sistema de colaboração acabam aprendendo mais, e torna-se ativamente participante no processo de aquisição de conhecimentos que lhe faculte construir livremente trajetos de seu interesse, levando em conta a concepção de texto atualmente adotada pela lingüística textual, além de amarrar as informações de modo a permitir que os leitores extraiam delas um conhecimento real e conclusões relativamente seguras
TERÇO DO AMOR
Há 9 anos
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