terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conceito de Curriculo e o processo de integração de Tecnologia ao Curriculo

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Após várias leituras sobre Currículo percebi que envolve toda uma organização social da qual faz parte da história e das concepções de uma população, das relações de poder existentes neste meio e dessa forma ele não pode ser encarado como uma sequência de conteúdos a serem transmitidos e recebidos de maneira passiva e aleatória. O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso.
Nessas leituras foi possível encontrar várias definições sobre o assunto:
- currículo formal - planos e propostas pedagógicas;
- currículo em ação - aquilo que efetivamente acontece nas salas de aulas e nas
escolas;
-currículo oculto - não dito, formas de relacionamento, poder e convivência nas
salas de aulas;
- currículo são matérias constantes de um curso(adotada historicamente pelo
MEC; programas de conteúdos de cada disciplina; “ Expressão de princípios e
metas do projeto educativo(PCNs).
Segundo Moran, os currículos escolares demonstram certa incoerência entre as teorias da aprendizagem e as propostas curriculares que se efetivam nas instituições educativas. Vários educadores ainda estão presos a uma visão do currículo tradicional, formado por conteúdos isolados, que levam a uma prática educacional desarticulada da realidade sócio-cultural do aluno. Quando se pensa num currículo numa perspectiva pós-moderna, pensa-se como são construídos os saberes particulares, quais as práticas discursivas constroem sentidos que as pessoas dão às coisas.
Pensar em quais contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, sobretudo é pensar em um plano estruturado onde se encontram enunciados as principais finalidades, objetivos, conteúdos e linhas orientadoras do que se pretende ensinar. A escola precisa reaprender a pensar o currículo como processo e meio de agregar todas as transformações em prol do saber e da formação integral do ser humano. Currículo hoje não é sinônimo de organização disciplinar e sim de projetos colaborativos que integram ser e saber. Também é preciso estar atento as três instâncias de organização do currículo como: organizar princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre as áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã. (Diretrizes Curriculares Nacionais- Educação Básica, CNE-2001).
A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula e se estabelece numa ótica de transformação da escola em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência ampliado pela presença das tecnologias. As contribuições significativas à aprendizagem acontece quando integrado a um projeto
Curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Uma das formas de se trabalhar o currículo é desenvolver projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos estudantes, deve-se orientar visando atender as reais necessidades dos educandos, tirando suas duvidas sobre determinado tema, satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo estudado ampliando dessa forma sua aprendizagem. Mas, para desenvolver projeto no âmbito do currículo, é preciso repensar a função da escola e ter o aluno como foco principal. Projeto precisa ser bem planejado e ter clara a sua intencionalidade dando oportunidade de participação do aluno na escolha de temas para sua construção, fortalecer a sua autonomia, as responsabilidades, valorizar diferentes habilidades e não apenas a sua execução.

Evina Gomes Rodrigues Alves

2 comentários:

  1. Evina, concordo com você quando afirma que a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. O que precisa agora é pratica, é mais formação para os professores.
    Felicidades!!! e até o próximo curso, espero que este possa contribuir de forma positiva em nossa pratica.
    Maria Irce

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  2. Evina, muito bom, você pode pontuar com clareza a integração das tecnologias e currículo. O ideal é que ao planejar e escolher um determinado conteúdo o professor tenha o aluno como foco e saíba adequar as ferramentas necessárias que proporcione aprendizagem de qualidade.

    Elizamar

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