sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Socializando Experiência com Projeto

A experiência de trabalhar, acompanhar e vivenciar o Projeto Encantando o Saber como professora idealizadora e depois como coordenadora pedagógica do Ensino Médio – CEM Professor Florêncio Aires, foi bem gratificante. O envolvimento das três séries trabalhada com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura, Arte, História e Educação Física, tendo como objetivo a melhoria da leitura e interpretação, a interação entre os alunos e professores. A iniciativa de criar e desenvolver esse projeto se deu durante aula de Língua Portuguesa, quando ministrava os conteúdos do estilo barroco, romantismo e modernismo, seguido de produção textual. Muitos trabalhos interessantes foram desenvolvidos pelos alunos através de leituras e uso de recursos da informática como pesquisa (CD –Room, internet) e para criação de trabalhos gráficos (folder) e biblioteca. Os alunos pesquisavam sobre a música, o artesanato, a dança, a poesia, o teatro, e a pintura. Depois se criou a Semana de Arte para expor as atividades produzidas pelos alunos e posteriormente o festival da canção estudantil com o titulo: Encantando o Saber. As apresentações eram acompanhadas de instrumentos como violão, teclado, pandeiro, harmônica e outros. A composição de músicas inéditas se desenvolvia em três dias com classificação das melhores letras, musicas e interpretação. Percebe-se que esse trabalho despertou em vários alunos o prazer pela música, onde os alunos criaram banda e seguiram a carreira de músicos.
Esse projeto incentivou muito para a leitura, escrita, interpretação e composição. O evento acontecia uma vez ao ano com a participação da comunidade escolar e sociedade portuense prestigiava as apresentações, a exposição e o resultado dos jovens que se destacavam na música, no recital de poesia, na dança e no teatro, seguido de premiações.
No final, realiza-se avaliação do projeto na forma de observação e de intervenções de acordo com cada categoria apresentada, um relatório contendo descrições do projeto, objetivos e conceitos ao longo das apresentações.

Evina Gomes Rodrigues Alves


Fala da Professora Lucimar Cavalcante - Experiência vivenciada em sala de aula.

O desenvolvimento do Projeto “Encantando o Saber” teve por objetivo de melhorar a leitura, interpretação e produção textual, promover a interação entre alunos, professores, escola e comunidade através da música e contribuir para a descoberta de novos talentos para o desenvolvimento artístico, como bandas de músicas, danas, teatro, recital de poesias, exposição de artes, bem como, o trabalho produtivo de composição de músicas inéditas e paródias.
As disciplinas envolvidas foram: Português, Literatura, Arte e História. Em Português foi desenvolvida a leitura e produção textual como poesias, parodias (composição de musicas inédita). Na Arte, a coreografia de danças, o teatro (linguagem corporal e desinibição dos jovens). N Literatura, conhecimentos e valorização de artistas da música popular brasileira.
As tecnologias e mídias utilizadas no desenvolvimento das atividades do Projeto foram de suma importância e de grande contribuição como o uso do Labin, som, data show, vídeo, instrumentos musicais como o violão, guitarra, teclado e textos diversificados de músicas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Evina
    Notamos que nesse porjeto os alunos como um todo se envolvia com as atividades e realizavam cm prazer. Esperamos que continue encantando os alunos. Parabéns!!!
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  3. OLÁ COLEGA EVINA,
    Lendo o seu texto observei que vc tem uma grande experiência para trabalho com esta temática ,pois segundo o seu texto é um tema bem interessante de se trabalhar com os alunos . Elvirene

    ResponderExcluir