quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Memorial Reflexivo

Memorial Reflexivo

1. O que aprendeu neste curso?
R: Durante este curso aprendi a utilizar novos mecanismos com as tecnologias para trabalhar junto com os professores em sala de aula, uma vez que as tecnologias me permitiu ampliar o conceito de aula, espaço e tempo, de comunicação audiovisual e, estabelecer pontes novas entre o presencial e o virtual, entre o estar juntos e estar conectada a distância. Ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas, pois o professor é o elemento principal na formação e execução de conteúdos nos ambientes escolares.
2. Que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?
R: Uma das maiores dificuldades no curso foi não estar em sala de aula para a aplicação da prática. As outras dificuldades foram fazer links, postar imagens e vídeos no blog. Todas as atividades foram de grande importância na minha aprendizagem e contribuiu muito para avançar no conhecimento e o me ajudou a superá-la foi a contribuição dos colegas durante o curso.

3. O curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica? Como?
R: O que proporcionou mudança na pratica pedagógica foi a interação entre as pessoas do curso com informações de forma crítica e reflexiva através de comentários no blog e no fórum. Dessa forma, como aprendiz considero está num processo de constante aprendizagem e evolução.

4. Como era a sua relação com as tecnologias antes do curso: Você utilizava recursos tecnológicos em sala de aula? Como acontecia?R: A minha relação com as teconologias antes do curso e uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, talvez não tenha sido muito na época em que atuei, mas considero hoje, bem melhor na orientação ao professor para utilização dos recursos tecnológicos enquanto assessora de currículo. Antes acontecia apenas uso do retroprojetor, poucas vezes o data show , o som, biblioteca, aparelho de som e só depois que se passou a usar o Labin da UE. Hoje se estivesse em sala de aula a minha pratica seria totalmente diferente para a utilização desses recursos. Pois são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino.

5. Outros comentários ou sugestões.
R: Diante das várias contribuições que o curso oferece, cito: articulação entre as diferentes disciplinas e mídias digitais, busca seleção, articulação e produção colaborativa de conhecimento, a interrelação entre a tecnologia, conteúdo , metodologias que levam em conta o interesse e as preferências de aprendizagem. Vale ressaltar que concepções e atitudes frente as inovações tecnológicas estabelecem um novo vinculo com os aprendizes e proporciona situações de aprendizagem significativa.

Porto Nacional/TO, 27 de setembro de 2010.

Evina Gomes Rodrigues Alves

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Plano de Aula - Combate a hemofobia no ambiente escolar

Plano de Aula – Combate a homofobia no ambiente escolar

Autoras: Evina Gomes Rodrigues Alves, Ester de Melo e Rosileide Ribeiro RodriguesDRE – Diretoria de Ensino de Porto NacionalModalidade / Nível de Ensino: Ensino MédioComponente Curricular: Biologia e Língua PortuguesaTemas: Biologia: Relações de gênero - Homossexualidade - combate a homofobia
Língua Portuguesa: Gênero textual – debate sobre o combate a homofobia; Linguagem verbal e visualDados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Favorecer o entendimento dos conceitos-chave para realizar ações educativas de enfrentamento da homofobia na escola.
Criar condições de utilização e familiaridade com esses conceitos através de dinâmicas de trabalho em grupo.
Levantar com a turma pontos que chamam atenção na história Probabilidade.
Duração das atividades
Para abordagem em três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Bases legais (Lei Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal de 1988 e LDB 94/96) cuja finalidade é contribuir para a implementação do Programa Brasil sem Homofobia, visto que o Governo assinou a Declaração Ministerial da Cidade do México e tem como meta reconhecer as expressões diversas e combater a discriminação.
Estratégias e recursos da aula:
ProblematizaçãoComo a escola, professores e alunos deveriam agir diante de situações de preconceito e violência vivenciadas por alunos LGBTs?
Materiais:
Datashow, computador, vídeo, folhas de papel A4, lápis caneta e cópias do texto.
Passo a passo
1º passo - Dinâmica do Bolesh nº 1. Leitura da imagem realizada pelos/as alunos/as em dupla. Depois da leitura da imagem cada participante tentará mostrar o que percebeu ao descrever a imagem e dizer o que sentiu durante a descrição da mesma. Em seguida faz-se a leitura do texto É mulher ou é homem? Fazendo uma comparação com a leitura visual anterior.
2º passo – Assistir ao filme “Probabilidade”.
3º passo - Peça aos seus alunos quais temas foram abordados na história. Escrever as respostas no quadro ou numa folha de cartolina. Se a partir das respostas dadas, você notar que algumas/uns alunas/os ainda têm dúvida sobre a mensagem da história, passá-la novamente ou selecionar cenas específicas ou um conjunto delas.
4º passo – Questões para animar o debate:
O que significa para você duas garotas se abraçando na escola?E dois garotos? Vocês veem essas duas situações da mesma forma?
Que tipos de preconceitos aparecem na escola por causa da orientação sexual de alunos/as, professores/as e funcionários/as?
Um/a professor/a tem o direito de tentar mudar a orientação sexual de um/a aluno/a?Por quê?
Um/a professor/a teria menos credibilidade se fosse LGBT? Por quê?
O que vocês poderiam fazer para que a sua escola seja uma escola sem homofobia?
O que incomoda vocês em relação à homossexualidade? Por quê?
Como você reagiria que seu melhor amigo é gay? Ou que a sua melhor amiga é lésbica? Ou que ele ou ela é bissexual? O sentimento é diferente para cada caso?
É comum seus/suas amigos/as fazerem piadas sobre LGBTs? Como vocês acham que um/a colega homossexual se sentiria? E como vocês reagem quando alguém faz piada sobre alguma característica pessoal sua?
Que tipos de violência são praticados contra os/as LGBTs?
5º passo - Socialização dos questionamentos.

ConclusãoFazer a síntese final, problematizando a partir das interpretações/leituras predominantes sobre a história: que valores foram expressos em relação à orientação sexual dos jovens, como a classe reagiu à amizade entre Leonardo e Mateus etc. Finalizar lendo o texto Confidências de uma garota bissexual para o grupo.
Referências bibliográficasBolesh 1 – Boletim Escola sem Homofobia.
Guia de discussão e propostas de dinâmicas para trabalhar com o DVD. Escola sem Homofobia.
Vídeo - ECOS - Comunicação em Sexualidade.

AvaliaçãoAo final dos trabalhos os/as alunos/as deverão ter conhecido mais sobre o combate a homofobia na escola e ter desenvolvido um olhar mais crítico em relação à temática. Os alunos serão avaliados também através da participação e envolvimentos nas atividades propostas.

Conceito de Curriculo e o processo de integração de Tecnologia ao Curriculo

Ativ3_conceitos_currriculo_tic_evina

Após várias leituras sobre Currículo percebi que envolve toda uma organização social da qual faz parte da história e das concepções de uma população, das relações de poder existentes neste meio e dessa forma ele não pode ser encarado como uma sequência de conteúdos a serem transmitidos e recebidos de maneira passiva e aleatória. O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso.
Nessas leituras foi possível encontrar várias definições sobre o assunto:
- currículo formal - planos e propostas pedagógicas;
- currículo em ação - aquilo que efetivamente acontece nas salas de aulas e nas
escolas;
-currículo oculto - não dito, formas de relacionamento, poder e convivência nas
salas de aulas;
- currículo são matérias constantes de um curso(adotada historicamente pelo
MEC; programas de conteúdos de cada disciplina; “ Expressão de princípios e
metas do projeto educativo(PCNs).
Segundo Moran, os currículos escolares demonstram certa incoerência entre as teorias da aprendizagem e as propostas curriculares que se efetivam nas instituições educativas. Vários educadores ainda estão presos a uma visão do currículo tradicional, formado por conteúdos isolados, que levam a uma prática educacional desarticulada da realidade sócio-cultural do aluno. Quando se pensa num currículo numa perspectiva pós-moderna, pensa-se como são construídos os saberes particulares, quais as práticas discursivas constroem sentidos que as pessoas dão às coisas.
Pensar em quais contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, sobretudo é pensar em um plano estruturado onde se encontram enunciados as principais finalidades, objetivos, conteúdos e linhas orientadoras do que se pretende ensinar. A escola precisa reaprender a pensar o currículo como processo e meio de agregar todas as transformações em prol do saber e da formação integral do ser humano. Currículo hoje não é sinônimo de organização disciplinar e sim de projetos colaborativos que integram ser e saber. Também é preciso estar atento as três instâncias de organização do currículo como: organizar princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre as áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã. (Diretrizes Curriculares Nacionais- Educação Básica, CNE-2001).
A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula e se estabelece numa ótica de transformação da escola em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência ampliado pela presença das tecnologias. As contribuições significativas à aprendizagem acontece quando integrado a um projeto
Curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Uma das formas de se trabalhar o currículo é desenvolver projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor projetos prontos aos estudantes, deve-se orientar visando atender as reais necessidades dos educandos, tirando suas duvidas sobre determinado tema, satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo estudado ampliando dessa forma sua aprendizagem. Mas, para desenvolver projeto no âmbito do currículo, é preciso repensar a função da escola e ter o aluno como foco principal. Projeto precisa ser bem planejado e ter clara a sua intencionalidade dando oportunidade de participação do aluno na escolha de temas para sua construção, fortalecer a sua autonomia, as responsabilidades, valorizar diferentes habilidades e não apenas a sua execução.

Evina Gomes Rodrigues Alves

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Realização do Encantando o Saber


































































































































Socializando Experiência com Projeto

A experiência de trabalhar, acompanhar e vivenciar o Projeto Encantando o Saber como professora idealizadora e depois como coordenadora pedagógica do Ensino Médio – CEM Professor Florêncio Aires, foi bem gratificante. O envolvimento das três séries trabalhada com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura, Arte, História e Educação Física, tendo como objetivo a melhoria da leitura e interpretação, a interação entre os alunos e professores. A iniciativa de criar e desenvolver esse projeto se deu durante aula de Língua Portuguesa, quando ministrava os conteúdos do estilo barroco, romantismo e modernismo, seguido de produção textual. Muitos trabalhos interessantes foram desenvolvidos pelos alunos através de leituras e uso de recursos da informática como pesquisa (CD –Room, internet) e para criação de trabalhos gráficos (folder) e biblioteca. Os alunos pesquisavam sobre a música, o artesanato, a dança, a poesia, o teatro, e a pintura. Depois se criou a Semana de Arte para expor as atividades produzidas pelos alunos e posteriormente o festival da canção estudantil com o titulo: Encantando o Saber. As apresentações eram acompanhadas de instrumentos como violão, teclado, pandeiro, harmônica e outros. A composição de músicas inéditas se desenvolvia em três dias com classificação das melhores letras, musicas e interpretação. Percebe-se que esse trabalho despertou em vários alunos o prazer pela música, onde os alunos criaram banda e seguiram a carreira de músicos.
Esse projeto incentivou muito para a leitura, escrita, interpretação e composição. O evento acontecia uma vez ao ano com a participação da comunidade escolar e sociedade portuense prestigiava as apresentações, a exposição e o resultado dos jovens que se destacavam na música, no recital de poesia, na dança e no teatro, seguido de premiações.
No final, realiza-se avaliação do projeto na forma de observação e de intervenções de acordo com cada categoria apresentada, um relatório contendo descrições do projeto, objetivos e conceitos ao longo das apresentações.

Evina Gomes Rodrigues Alves


Fala da Professora Lucimar Cavalcante - Experiência vivenciada em sala de aula.

O desenvolvimento do Projeto “Encantando o Saber” teve por objetivo de melhorar a leitura, interpretação e produção textual, promover a interação entre alunos, professores, escola e comunidade através da música e contribuir para a descoberta de novos talentos para o desenvolvimento artístico, como bandas de músicas, danas, teatro, recital de poesias, exposição de artes, bem como, o trabalho produtivo de composição de músicas inéditas e paródias.
As disciplinas envolvidas foram: Português, Literatura, Arte e História. Em Português foi desenvolvida a leitura e produção textual como poesias, parodias (composição de musicas inédita). Na Arte, a coreografia de danças, o teatro (linguagem corporal e desinibição dos jovens). N Literatura, conhecimentos e valorização de artistas da música popular brasileira.
As tecnologias e mídias utilizadas no desenvolvimento das atividades do Projeto foram de suma importância e de grande contribuição como o uso do Labin, som, data show, vídeo, instrumentos musicais como o violão, guitarra, teclado e textos diversificados de músicas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Analfabeto Politico

O Analfabeto Político - Bertold Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe,
da farinha, da renda de casa,
dos sapatos, dos remédios,
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e enche o peito de ar
dizendo que odeia a política.

Não sabe, o idiota,
que da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos
que é o político vigarista,
aldrabão, o corrupto
e lacaio dos exploradores do povo.

Bertolt Brecht - dramaturgo e poeta alemão

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das Tecnologias




O uso das tecnologias tem sido de experiências fascinantes e muitas vezes tenho refletido sobre as várias possibilidades de descobrir e aprender. É um verdadeiro encanto e em cada descoberta uma alegria pela criatividade dos colegas, pela interação, ajuda mútua, enfim uma rede de reflexão coletiva em que podemos mergulhar fundo em novas aprendizagens e enriquecer as diferentes áreas de atuação docente, fazer parcerias no sentido de inovação curricular. Então vamos caminhar de mãos dadas nessa aventura!

Mãos dadas

Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Trecho da poesia de Carlos Drummond de Andrade. Disponível em:

http://memoriaviva.com.br/drummond/index2.htm
Na sociedade em que vivemos percebe-se uma verdadeira busca por meio de integração das tecnologias, compreendendo ser experiências que podem contribuir de forma significativa e venha desenvolver a capacidade de pensar e aprender, como diz Pedro Demo: Precisa, e muito. Nós temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI.



Evina Gomes Rodrigues Alves

terça-feira, 1 de junho de 2010

Poema de Sete Faces - DRUMMOND

Poema de Sete Faces (Carlos Drummond de Andrade)Quando nasci, um anjo tortodesses que vivem na sombradisse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homensque correm atrás de mulheres.A tarde talvez fosse azul,não houvesse tantos desejos.O bonde passa cheio de pernas:pernas brancas pretas amarelas.Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.Porém meus olhosnão perguntam nada.O homem atrás do bigodeé sério, simples e forte.Quase não conversa.Tem poucos, raros amigoso homem atrás dos óculos e do bigode.Meu Deus, por que me abandonastese sabias que eu não era Deusse sabias que eu era fraco.Mundo mundo, vasto mundo,se eu me chamasse Raimundoseria uma rima, não seria uma solução.Mundo mundo vasto mundo,mais vasto é meu coração.Eu não devia te dizermas essa luamas esse conhaquebotam a gente comovido como o diabo.Porque (Carlos Drummond de Andrade)Amor meu, minhas penas, meu delírio,Aonde quer que vás, irá contigoMeu corpo, mais que um corpo, irá um'alma,Sabendo embora ser perdido intentoO de cingir-te forte de tal modoQue, desde então se misturando as partes,Resultaria o mais perfeito andróginoNunca citado em lendas e ciméliosAmor meu, punhal meu, fera miragemConsubstanciada em vulto feminino,Por que não me libertas do teu jugo,Por que não me convertes em rochedo,Por que não me eliminas do sistemaDos humanos prostrados, miseráveis,Por que preferes doer-me como chagaE fazer dessa chaga meu prazer?A Um Ausente (Carlos Drummond de Andrade)Tenho razão de sentir saudade,tenho razão de te acusar.Houve um pacto implícito que rompestee sem te despedires foste embora.Detonaste o pacto.Detonaste a vida geral, a comum aquiescênciade viver e explorar os rumos de obscuridadesem prazo sem consulta sem provocaçãoaté o limite das folhas caídas na hora de cair.Antecipaste a hora.Teu ponteiro enloqueceu, enloquecendo nossas horas.Que poderias ter feito de mais gravedo que o ato sem continuação, o ato em si,o ato que não ousamos nem sabemos ousarporque depois dele não há nada?Tenho razão para sentir saudade de ti,de nossa convivência em falas camaradas,simples apertar de mãos, nem isso, vozmodulando sílabas conhecidas e banaisque eram sempre certeza e segurança.Sim, tenho saudades.Sim, acuso-te porque fizesteo não previsto nas leis da amizade e da naturezanem nos deixaste sequer o direito de indagarporque o fizeste, porque te foste.Inconfesso Desejo (Carlos Drummond de Andrade)Queria ter coragemPara falar deste segredoQueria poder declarar ao mundoEste amorNão me falta vontadeNão me falta desejoVocê é minha vontadeMeu maior desejoQueria poder gritarEsta loucura saudávelQue é estar em teus braçosPerdido pelos teus beijosSentindo-me louco de desejoQueria recitar versosCantar aos quatros ventosAs palavras que brotamVocê é a inspiraçãoMinha motivaçãoQueria falar dos sonhosDizer os meus secretos desejosQue é largar tudoPara viver com vocêEste inconfesso desejoA Verdade (Carlos Drummond de Andrade)A porta da verdade estava aberta,Mas só deixava passarMeia pessoa de cada vez.Assim não era possível atingir toda a verdade,Porque a meia pessoa que entravaSó trazia o perfil de meia verdade,E a sua segunda metadeVoltava igualmente com meios perfisE os meios perfis não coincidiam verdade...Arrebentaram a porta.Derrubaram a porta,Chegaram ao lugar luminosoOnde a verdade esplendia seus fogos.Era dividida em metadesDiferentes uma da outra.Chegou-se a discutir quala metade mais bela.Nenhuma das duas era totalmente belaE carecia optar.Cada um optou conformeSeu capricho,sua ilusão, sua miopia.As Sem-razões do Amor (Carlos Drummond de Andrade)Eu te amo porque te amo.Não precisas ser amante,e nem sempre sabes sê-lo.Eu te amo porque te amo.Amor é estado de graçae com amor não se paga.Amor é dado de graça,é semeado no vento,na cachoeira, no eclipse.Amor foge a dicionáriose a regulamentos vários.Eu te amo porque não amobastante ou demais a mim.Porque amor não se troca,não se conjuga nem se ama.Porque amor é amor a nada,feliz e forte em si mesmo.Amor é primo da morte,e da morte vencedor,por mais que o matem (e matam)a cada instante de amor

Poemas de http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/alguma_poesiaCarlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade
Sentimento do mundo (Poema da obra Sentimento do mundo)
Contos de aprendiz
José ("E agora, José") - Poema
Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte (Poema da obra Sentimento do mundo)
Brejo das Almas
Os mortos de sobrecasaca (Poema da obra Sentimento do mundo)
Os ombros suportam o mundo (Poema da obra Sentimento do mundo)
Canção do berço (Poema da obra Sentimento do mundo)
Poema de sete faces (Poema da obra "Alguma poesia")
Madrigal lúgubre (Poema da obra Sentimento do mundo)
Poema da Necessidade (Poema da obra Sentimento do mundo)
Mundo grande (Poema da obra Sentimento do mundo)
Operário do mar (Poema em prosa da obra Sentimento do mundo)
A Rosa do Povo

Wikipedia

Wikipédia tornando um trabalho mais rico.
A utilização da Wikipédia como ferramenta em sala de aula, vem possibilitar experiências no ato de ensinar e aprender fazendo, participando, construindo conhecimento e compartilhando com muitas pessoas.
Desenvolver uma atividade sobre conto, o professor deverá conversar com os alunos, procurando sondar o conhecimento prévio e, solicitar o uso do laboratório de informática onde poderão rever os seguintes aspectos: histórico, enredo, elementos estruturais: apresentação, complicação, clímax e desfecho, podendo ainda, acessar sites de pesquisas: HTTP://www.culturapara.art.br ; WWW.machadodeassis.org.br; para conhecerem um pouco mais sobre gênero, ler e comentar o conto na internet, fazer leitura individual e silenciosa, visando discutir, de modo mais ampliado, as características do conto moderno.
Evina Gomes Rodrigues Alves

sexta-feira, 28 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia dos Namorados

Poemas dia dos Namorados

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Mais informações veja no link abaixo
http://www.pensador.info/poemas_dia_dos_namorados/
http://www.livrariasaraiva.com.br/dia-dos-namorados/?PAC_ID=31842

site spe

http://spedreportonacional.blogspot.com/
AGUAS DO TOCANTINS
skip to main skip to sidebar GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA




Mensagens Para Orkut

quinta-feira, 13 de maio de 2010
ÁGUAS DO TOCANTINS

O Tocantins é um estado "abençoado por Deus e bonito por natureza". É uma das evidencias desta benção esta presente na abundancia de águas em nossos mananciais hídricos.
É um Estado que deve ser ressaltado em cantos e versos. Para, principalmente, os professores de Geografia este video é maisuma ferramenta que poderá auxiliá-los em suas aulas sobre o estado do Tocantins.



http://docs.google.com/present/edit?id=0AWg2KJE29t7NZGhrenJrbXhfMWZwM2pnZGd6&hl=pt_BR
Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 05:47 3 comentários
TRABALHANDO COM IMAGENS DO TOCANTINS E O HINO NACIONAL

É importante na atual realidade mundial ressaltarmos os valores nacionalista. O respeito, amor a Pátria nos torna verdadeiros cidadãos.





Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 05:18 0 comentários
REDEFININDO HIPERTEXTO

O hipetertexto é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que veio para auxiliar as pessoas na aquisição de conhecimentos.
Com o hipertexto criamos asas para navegarmos no conhecimento literalmente sem sairmos do lugar. É uma ferramenta que nos permite fazer a ramificação de nossos textos enriquecendo-os de conhecimentos, onde podemos abrir links e links de acordo com os assuntos desenvolvidos. Ampliando assim, as informações e nossos conhecimentos sem limites.
Através do hipertexto podemos viajar por diferentes bibliotecas. É uma sensação única de liberdade, construção de conhecimento que pode ser compartilhada com diferentes pessoas onde podemos perceber a grandeza do mundo digital e podemos confirmar que é um mundo digital infinito enquanto existir a necessidade e vontade das pessoas adquirirem conhecimentos. E o homem desde seus primórdios é insaciável por adquirir e descobrir novos conhecimentos.
O hipertexto é uma ferramenta que neste mundo globalizado, em que vivemos, é um importante recurso nas mãos, principalmente, de nossos educadores que irão contribuir com o ambiente de aquisição de conhecimentos dentro e fora da sala de aula. Pois, ao levar essa ferramenta para a sala estarão despertando nos alunos o processo de busca e de construção do conhecimento e aproximando-se da geração digital.
O hipertexto representa uma forma diferente e inovadora de transmitir e adquirir conhecimentos sendo o computador um forte aliado, principalmente dos educadores, que juntamente com os demais recursos tecnológicos irá transformar as linguagens, os conceitos, os currículos. Contribuindo assim, para tornar a tecnologia presente no nosso dia -a- dia e tornando-a uma ferramenta pedagógica de grande importância para todos.
O video A Era do Hipertexto amplia nossas definições sobre o que é hipertexto. Demonstrando que usamo-os sempre em nosso dia-a-dia , em muitos casos, sem percebermos.

Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 04:38 7 comentários
quarta-feira, 12 de maio de 2010
O PEQUENO PRÍNCIPE E O GEÓGRAFO

APROVEITEM O CURTA PARA TRABALHAREM COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINAR COM AS DEMAIS.



Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 10:17 1 comentários
MUNDO GLOBALIZADO





Observem a imagem e reflitam criticamente sobre a Geografia em um mundo globalizado.


Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 07:41 0 comentários
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Dia das mães





Recados para Orkut
Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 07:47 0 comentários
Amizade



Imagens & Graficos Para Orkut!
Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 07:45 0 comentários
Analise de sites de Geografia

















Atualmente não é importante apenas conhecer as tecnologias da escola e sim saber usá-los com sabedoria.
Para auxiliar nos trabalhos com a internet tem abaixo uma lista de sites que poderão auxiliá-los, principalmente professores, em suas atividades no dia-a-dia na sala de aula.
· http://www.pedalandoeeducando.com.br/
Apresenta lugares visitados por Argus Caruso em uma viagem ao redor do mundo.
· http://www.canalkids.com.br/
Apresenta várias informações sobre alguns lugares e paisagens do mundo.
· www.literaturadecordel.hpg.com.br/vaca.html
Trabalha a Região Norte/ Nordeste através de cordel
· http://www.embratur.gov.br/
Informações históricas, geográficas, econômicas e culturais sobre diversos lugares do Brasil
SITE: http://www.ibge.gov.br/
Diversas informações, dados estatísticas sobre o território, a população e a economia do país. HISTORIA/GEOGRAFIA
· http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/
MEMORIAL DO IMIGRANTE HISTORIA/GEOGRAFIA
· http://www.inmet.gov.br/
Instituto nacional de meteorologia
Previsão meteorológica para as regiões, os estados e os municípios brasileiros.
· http://www.bbc.co.uk/
Manter informações sobre os principais acontecimentos mundiais relacionados a economia, política, meio ambiente, ciência, etc. ( Inglês)
· www.cidadevirtual.pt/acnur
Informações sobre as populações de refugiados do mundo
· http://www.clubemundo.com.br/
REVISTA PANGEA QUINZENARIO DA POLITICA ECONOMIA E CULTURA
Análise dos acontecimentos geopolíticos, econômicos e geográficos do Brasil e do mundo.
· http://www.onu.brasil.org.br/
Nações Unidas no Brasil – Informações das diversas ações da ONU no Brasil e no mundo
· http://www.greenpeace.org.br/
A luta da instituição contra os problemas ambientais do mundo.
· http://www.akatu.net/
Sobre a prática de um consumo consciente, praticando a coleta seletiva.
· http://www.bbc.co.uk/ ( Inglês) Manter informado dos principais acontecimentos mundiais, site em inglês
· http://www.geografiaparatodos.com.br/
· Site que irá auxiliar nas aulas de geografia e atualização dos conteúdos
· www.ficharionline.com/geografia/
O Fichário Online possui canais sobre todas as matérias, com questões comentadas e atualizadas periodica
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/humanas/geografia/tc2000/geografia2.html
O site traz as aulas de Geografia do Telecurso 2000, incluindo o gabarito das perguntas e exercícios.
· http://www.ibge.gov.br/
Site riquíssimo em informações para auxiliar as aulas de Geografia
· www.miniweb.com.br/geografia/Cartografia1.html -
· www.miniweb.com.br/educadores/artigos/pdf/francischett-mafalda-representacoes-cartograficas.pdf -
· www.miniweb.com.br/geografia/Cartografia2.html
Site com vários conteúdos de Geografia
· www.abiblioteca.com.br/geografia/ -
· http://www.sobresites.com/pesquisa/geografia.htm
Site excelente para preparar aulas
· http://www.rived.mec.gov.br/
Rede Interativa virtual de Educação
· www.oie/tic/livro.pdf
http://en.scientificcommons.org/23670050 Livro/ artigo
· htpp://pessosl.educacional.com.br/up/20022/423442/Aula%2002/20Cartografia.doc
· htpp://pessosl.educacional.com.br/up/20022/423442/t193.asp
· http://geografismo.blogspot.com/2007/02/18-aulas-de-geografia-nostimo-ano.html
Possui aulas de Geografias preparadas - 18 aulas de Geografia
· www.fotosearch.com.br/video-filme/geografia.html
· -aulas de geografia
· http://www.cursopelainternet.com/thumbnails.php?album=5&page=2 aulas de geografia em pequenos momentos
· www.vestibular1.com.br/video/video_aula_geografia.htm
· http://www.j-o-g-o-s.com/Jogos-Geografia
· http://www.j-o-g-o-s.com/Jogos-Geografia/ site com jogos
· www.linkto.com.br/link/58231/video-aula-geografia-download-gratis pequenos trechos
· http://www.cursopelainternet.com/thumbnails.php?album=5
· http://www.rived.com.br/
Site com aulas, preparadas, vídeos, etc.
· http://www.geomundo.com.br/
Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 07:36 2 comentários
Quem sou como professor e aprendiz



Refletir sobre que sou enquanto professora e aprendiz, em um primeiro momento, parece ser uma tarefa fácil, porém ao aprofundarmos profundamente descobrimos que é ser, porém muito complexo definir. Descubro então, que sou uma professora curiosa, investigadora, aberta aos novos conhecimentos e aprendizados.
Para ser verdadeiramente uma professora é necessário primeiramente assumir a postura de aprendiz. O conhecimento não é finito, não está acabado, ou seja, ele é infinito, pois muitas são as mudanças que precisamos acompanhar e só através de estudos, conhecimentos conseguiremos.
Enquanto professora preciso além de estar preparada com meus conhecimentos cognitivos incentivar meus alunos as aceitarem as inovações utilizando-os pra adquirirem conhecimentos culturais.
É necessário que enquanto professora que eu conheça o mundo de meus alunos para com segurança e conhecimento possa interagir com sucesso junto aos mesmos. Assim, torna-se mais fácil desenvolver práticas interativas envolvendo os alunos. Portanto, além de manter a interatividade com os alunos há uma troca de conhecimentos, onde posso adquirir conhecimentos com os mesmos.
Diante de todo o processo a cada dia minha prática de ensinar melhora, renova e da oportunidade de colocar em prática meus novos conhecimentos. O que contribui também para aproximar-me de meus colegas de trabalho, pois a troca de experiências contribui para meu crescimento profissional e intelectual. O que me faz sentir atuante, produtiva sentindo que posso contribuir para aquisição de conhecimentos de meus alunos e em contrapartida aprender com os mesmos. Portanto, assim, sei que muito tenho a ensinar e mais ainda a aprender.
Postado por GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA às 04:55 3 comentários
Início
Assinar: Postagens (Atom)



Sites para trabalhar com Geografia
Geografia do mundo
Jogos de Geografia
Aulas de vestibular
Rived
Site
Geografia para todos
Akatu
Greenpeace
ONU
Clube do Mundo
Cidade Virtual
INMET
Memorial do Imigrante
IBGE
Embratur
Canal Kids
Educando
Quem sou eu

GLOBALIZANDO COM A GEOGRAFIA
Visualizar meu perfil completo
Seguidores



Minha lista de blogs
ELIENE TAVARES
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
17 horas atrás Matematica animada
Conceituando Hipertexto
22 horas atrás Letrar é Preciso
Conceituando hipertexto
1 dia atrás LAB. INFORMATICA DO MEDIO BASICO DO CEM PROF. FLORENCIO AIRES
Hipertexto
1 dia atrás Tecnoação
4 dias atrás EDUCAR.DRE-PORTO
O QUE É UM HIPERTEXTO
4 dias atrás Silene Lívia
O QUE É O CENSO ESCOLAR?
5 dias atrás BUSCANDO EDUCAÇÃO
Conhecendo Blogs
5 dias atrás Educação Transformadora
5 dias atrás Saúde e Prevenção na Escola - DRE Porto Nacional
O que é um hipertexto?
6 dias atrás CIENTISTA DA LINGUAGEM
1 semana atrás Semone Garcia
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
4 semanas atrás ENSINANDO E APRENDENDO
Quem sou como professor e aprendiz?
4 semanas atrás EDUCACIONAL
Quem sou como professor e aprendiz
4 semanas atrás A PODEROSA
Quem sou como professor e aprendiz?
4 semanas atrás Gestar II - Língua Portuguesa
Programa Gestar II
5 semanas atrás GEO.TAVARES
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
1 ano atrás SLIDES PARA TRABALHAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA
TRABALHANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS DENTRO DA GEOGRAFIATRABALHANDO A ORIGEM DA TERRATRABALHANDO AS PLACAS TECTÔNICASA ÁFRICA DOS MEUS SONHOSCONTRASTES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
REFLITA


Arquivo do blog
▼ 2010 (9)
▼ Maio (5)
ÁGUAS DO TOCANTINS
TRABALHANDO COM IMAGENS DO TOCANTINS E O HINO NACI...
REDEFININDO HIPERTEXTO
O PEQUENO PRÍNCIPE E O GEÓGRAFO
MUNDO GLOBALIZADO
► Abril (4)
Dia das mães
Amizade
Analise de sites de Geografia
Quem sou como professor e aprendiz
LEMBRE-SE

quinta-feira, 13 de maio de 2010

HIPERTEXTO

O QUE É UM HIPERTEXTO

Conceituar o hipertexto na visão dos vários teóricos, não foi tarefa fácil. Ao navegar por toda uma rede de textos, entende-se que o hiperleitor faz de seus interesses e objetivos o fio organizador das escolhas, ligações e destaca-se a importância que remete um texto que agrega a outros conjuntos de informações.
O termo hipertexto surge nos anos sessenta, baseado no Memex de Bush e elaborou um sistema que armazenava dados e permitia o acesso a qualquer informação através do computador.
O hipertexto constitui-se por um conjunto de nós, que podem ser formados por imagens, gráficos, palavras, páginas, enciclopédias que podem por sua vez, serem hipertextos. Este, não é apenas um gênero textual, nem um simples suporte de gêneros diversos, mas um tipo de escritura que constitui ainda um suporte lingüístico intensamente utilizado para estabelecer interações virtuais com rapidez. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a world wide web.
Para construção do hipertexto, os alunos sob a orientação do professor durante uma aula de português, poderiam pesquisar na rede ou em outras fontes, textos relevantes e complementares ao link o que contribuiriam e passariam a selecionar as informações que forem mais pertinentes, e o professor motivá-los a produzir seus textos e transformar em links, como também, construir tabelas e gráficos, disponibilizar imagens relacionadas ao assunto intercalando com marcas tags. Na sala de aula onde o professor trabalha com hipertexto, compreende-se que os alunos num sistema de colaboração acabam aprendendo mais, e torna-se ativamente participante no processo de aquisição de conhecimentos que lhe faculte construir livremente trajetos de seu interesse, levando em conta a concepção de texto atualmente adotada pela
lingüística textual
, além de amarrar as informações de modo a permitir que os leitores extraiam delas um conhecimento real e conclusões relativamente seguras.

HIPERTEXTO

Conceituar o hipertexto na visão dos vários teóricos, não foi tarefa fácil. Ao navegar por toda uma rede de textos, entende-se que o hiperleitor faz de seus interesses e objetivos o fio organizador das escolhas, ligações e destaca-se a importância que remete um texto que agrega a outros conjuntos de informações.
O termo hipertexto surge nos anos sessenta, baseado no Memex de Bush e elaborou um sistema que armazenava dados e permitia o acesso a qualquer informação através do computador.
O hipertexto constitui-se por um conjunto de nós, que podem ser formados por imagens, gráficos, palavras, páginas, enciclopédias que podem por sua vez, serem hipertextos. Este, não é apenas um gênero textual, nem um simples suporte de gêneros diversos, mas um tipo de escritura que constitui ainda um suporte lingüístico intensamente utilizado para estabelecer interações virtuais com rapidez. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a world wide web.
Para construção do hipertexto, os alunos sob a orientação do professor durante uma aula de português, poderiam pesquisar na rede ou em outras fontes, textos relevantes e complementares ao link o que contribuiriam e passariam a selecionar as informações que forem mais pertinentes, e o professor motivá-los a produzir seus textos e transformar em links, como também, construir tabelas e gráficos, disponibilizar imagens relacionadas ao assunto intercalando com marcas tags. Na sala de aula onde o professor trabalha com hipertexto, compreende-se que os alunos num sistema de colaboração acabam aprendendo mais, e torna-se ativamente participante no processo de aquisição de conhecimentos que lhe faculte construir livremente trajetos de seu interesse, levando em conta a concepção de texto atualmente adotada pela lingüística textual, além de amarrar as informações de modo a permitir que os leitores extraiam delas um conhecimento real e conclusões relativamente seguras

segunda-feira, 19 de abril de 2010


atividade1evina

Quem sou como professor e aprendiz?

A formação de qualquer cidadão, não pode ser pensada mais como algo que acontece somente no âmbito da escola. É preciso entender a aprendizagem como uma atividade continua ao longo da vida, nos diferentes períodos. Isso significa que a aprendizagem como construção de conhecimento acontece em qualquer fase, precisando apenas mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e professor, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade nas concepções sobre a aprendizagem e o ensino.
Ser professor e aprendiz, hoje é uma necessidade de continuar a aprender e se manter atualizado para os desafios. Neste sentido, a aprendizagem continuada apresenta como uma condição necessária para manter a posição de trabalho do qual ocupa. Pois aprender vai alem das necessidades impostas pelo mercado de trabalho. As pessoas devem continuar aprendendo a buscar informação, aprender como usá-la e, assim, apropriarem-se dessa experiência, para depois converter em algo pessoal. É fundamental que cada um tenha conhecimento e saiba usar estratégias de buscar informação ou participar de atividades planejadas. Pois, o que determina a aprendizagem é a predisposição da pessoa que está envolvida fazendo parte da constituição humana, como argumenta Delval (2000), qualquer individuo da nossa sociedade tem a predisposição natural não só para aprender como para atuar como facilitador do processo de aprendizagem, ensinando, transmitindo cultura e valores que a sociedade tem acumulado.Acredito, que o novo educador deve ser capaz de criar condições para que cada individuo possa se conhecer como aprendiz, saber como aprende e como atua diante de uma situação de aprendizagem ou de um problema inusitado. Porem, se pensarmos no processo de formação, usando a própria pratica de educador como fonte de reflexão e de construção de conhecimento, essa formação não só é possível como, talvez, mais efetiva. O educador não só estaria adquirindo conhecimentos teóricos e usando-os em sua pratica pedagógica, como também vivenciando a aprendizagem continuada ao longo da vida.
Segundo o texto, As Sereias, nos mostra que a utilização das novas tecnologias veio para agilizar operações pelo mundo, a disponibilização do uso das tecnologias pelos professores nas escolas são de fundamental importância na vida diária de cada um. Sabe-se que boa parte do uso das tecnologias são assimiladas, padronizadas, burocratizadas. Entretanto, o principal argumento desse texto é que o computador, as tecnologias digitais e a internet são revolucionários porque podem ser ao mesmo tempo, produtores e consumidores. Mais do que isso, as mídias digitais oferecem infinito espaço para experimentação em diferentes níveis de realidade, seja programando o computador, editando filmes, elaborando sites na internet com uma equação de custo fundamentalmente diferente. Fala do aluno, daquele que quer aprender e que não deseja necessariamente a solução de mídias que minimze o que ele pode aprender.